O Curso

O currículo de graduação em Design 2021 está baseado em ênfases e prioriza uma ampla formação geral, científica e humanista, permitindo que, ao longo do curso, o aluno tenha condições de fazer escolhas a partir do oferecimento de uma gama de disciplinas que possibilitem seu acesso a diversas subáreas de conhecimento do Design, contribuindo para elevar sua empregabilidade.

A proposta pedagógica inova tanto em seus aspectos de conteúdo quanto estruturais. Tendo em vista a adoção de um novo conceito de estrutura curricular e de novos paradigmas para construção de conhecimento por parte do aluno, é composta por seis ênfases:

  • Comunicação multissensorial e artes
  • Corpo e moda
  • Estratégia e Gestão
  • Interação e experiência digital
  • Produto e inovação
  • Sustentabilidade ambiental, social e humana

.
O(A) aluno(a) vivencia, ao longo de sua formação, a experimentação e a criação de métodos empáticos e colaborativos que promovam a interação e a participação das pessoas envolvidas nos processos de design. Para tanto, suas ações pessoais e profissionais serão marcadas pelo domínio de processos, meios, técnicas e materiais para a criação, o desenvolvimento e a produção de soluções projetuais originais e eficientes nos âmbitos da gestão, do planejamento, do desenvolvimento, da produção, da distribuição e do descarte.

Grupos de Disciplinas

Clique para ampliar

O Profissional

O curso visa a formação de um profissional de Design apto a lidar com os novos desafios e as complexas demandas da sociedade do século XXI, em compasso com as rápidas transformações do mercado de trabalho e com as condições de exercício profissional, sem perder de vista os ideais humanistas da PUC-Rio que têm norteado o DAD, desde a sua criação.

Optando pela formação em Design, o(a) aluno(a) desenvolve uma consciência crítica e um compromisso social, de forma a perceber e interferir, com responsabilidade, nas diferentes realidades culturais, socioeconômicas e ambientais que deverá encontrar ao longo de sua trajetória profissional. A sensibilidade às necessidades, as demandas e aos anseios do outro e do bem comum, é o objetivo fundamental da formação em design, voltada para a extensão de direitos, oportunidades e melhoria da qualidade de vida para todos.

Oportunidades

Especialmente, na relação com o mercado de trabalho, essa proposta pedagógica entende que o profissional de Design estará apto a desenvolver estratégias e soluções de projetos adequados a múltiplos sistemas, com o pensamento sistêmico e a visão holística de modo a entender as interações e relações do humano com as diversas interfaces e comunidades.

As competências cognitivas (conhecimento de teorias e conceitos), funcionais (práticas do Design), sociais (capacidade de experimentar e moldar relacionamentos) e metacompetências (capacidade de aprender a aprender) são extremamente requisitadas na atualidade do campo do Design e estão em foco nesta proposta pedagógica.

Pela amplitude das disciplinas de fundamentação da área, em conjunto com as especificidades de cada uma das ênfases oferecidas pelo curso, no perfil profissional dos egressos formados na PUC-Rio, tem destaque a aptidão para trabalharem em múltiplos contextos. Dentre eles, existem aqueles que compreendem desde empresas de diversos setores de projeto, startups, estúdios e escritórios de design, consultorias, terceiro setor, setor público, mercado cultural e das artes até a possibilidade do egresso empreender em seu próprio negócio.